domingo, 14 de junho de 2015

Joia e literatura - a arte de Kika Rufino

Kika Rufino é daquelas mulheres que logo que a gente conhece já se sente à vontade. Simpática, doce, e quando ela abre a porta do ateliê, que fica numa ruazinha escondida do bairro Perdizes, em São Paulo, fica difícil conseguir se concentrar de imediato. Tudo é belo. 

Kika é formada pela Faculdade de Arquitetura da USP (FAU) e encontrou na arte da joalheria fina sua maneira de fabricar mini-arquiteturas. Cria aneis, colares, broches, brincos e os faz com as próprias mãos, materializando peças forjadas em ouro amarelo, rosa, pedras brasileiras, âmbar, oroglass e prata. À medida que ela explica como criou cada peça, o encanto aumenta.

Ela me contou que estudou na Itália, onde também já expôs suas peças, na Concorso Gioielli in Fermento, uma mostra que anualmente lança um tema aos designers e eles desenvolvem coleções inéditas em cima de uma proposta, que depois viajam para outros países. Kika foi a única brasileira a expor em 2013, 2014 e 2015.   

Sua paixão pela literatura a fez criar uma coleção inspirada na obra de José Saramago. "Sabe quando ele diz que todo homem é uma ilha?", ela pergunta. Sei, sim! Dali surgiu a coleção Arquipélago, com o colar Península, os brincos Ilhotas. Uma lindeza.

Os bichos de Lygia Clark a levaram a esculpir os brincos Bichano, que podem ser usados de duas formas na orelha. E ela também estuda o uso de materiais novos, como o Oroglass, que ela esculpe na bancada e produz o que a gente tem vontade de colocar a mão imediatamente, o que é, na verdade, um dos maiores prazeres ao se usar uma joia: o toque. Qual é a mulher que não gosta disso? Eu adoro.

Site da Kika Rufino


Onde comprar: 
* Atelier Kika Rufino *
somente com horário marcado
atelier@kikarufinojoia.com.br +55 11 99226 1412


* Loja IT - Instituto Tomie Ohtake *
Rua dos Coropés, 66 | Pinheiros | São Paulo 
terça a sábado das 11-20h | domingo das 10-18h
/ entre av. Pedroso de Moraes e av. Faria Lima /
exclusivo: YAYOI KUSAMA INSPIRA por Kika Rufino

*Galeria Nacional*
Rua Mateus Grou, 540 | Pinheiros | São Paulo 
segunda a sexta das 10-19h | sábado das 11-17h
exclusivo: CONVEXOS família exposta na "Brazil now Art Jewellery" Firenze

Aneis Oficina: Kika recria as formas dos equipamentos que um artesão usa no ateliê. Delicados, podem ser usados em conjunto, o que dá a impressão de um buquezinho de flores

Colar Arquipélago, inspirado na obra de José Saramago: uma obra de arte
Brincos de ouro e prata: beleza e funcionalidade na mesma peça

Mais Saramago: colar e brincos Ilhota

De dia, uma peça mais discreta, apenas no lóbulo da orelha. À noite, o pingente deixa qualquer pescoço mais elegante

Colar esculpido em oroglass: transparência e atenção para o colo de uma mulher muito feminina

Kika Rufino em seu ateliê: amor e dedicação à arte original
www.kikarufinojoia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário